FAQ
- Home
- FAQ
Abaixo listamos algumas dúvidas frequentes de nossos clientes.
A invenção do guindaste foi criada especialmente para o segmento de movimentação de cargas verticais e horizontais, pesadas.
Esses super equipamentos, no entanto, não trabalham sozinhos. Eles são controlados por operadores especializados. Esses profissionais podem controlar o equipamento de diversas formas:
- em cabine
- em unidade remota de controle, via
- rádio
- infravermelho
- cabo
Em sua maioria, esses equipamentos servem principalmente para áreas industriais e de construção civil.
São equipamentos ágeis, precisos e práticos e recomendados para movimentação de materiais pesados em depósitos, montagem de estruturas metálicas e de grandes cargas em terrenos acidentados ou de difícil acesso.
Uma das vantagens dos guindastes é que podem transitar em vias públicas e ser operados em obras urbanas, sempre oferecendo economia de gastos com manutenções.
Existem vários tipos de guindastes que são escolhidos conforme a carga a ser movimentada e ao espaço. Para operá-los é preciso ter uma equipe especializada e equipada com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
A invenção do guindaste
E se a gente te contasse que para falar da invenção do guindaste temos que voltar lá na construção das pirâmides do Egito?
Egito
Há aproximadamente 4.500 anos, a elevação dos blocos de pedra das pirâmides ocorreu por um sistema de rodas presas a um eixo, com uma correia que aplicava força e outra resistência para elevação. (também conhecido como talha).
Posteriormente criaram as rampas de acesso como um meio de transportar as cargas de forma vertical.
Na Idade Antiga, pelos gregos
Os primeiros guindastes eram de madeira e eram movimentados por homens ou animais, como burros.
A história continua até os dias de hoje
E assim o guindaste foi evoluindo, passando por épocas e locais. Sua popularização ganhou força com a necessidade de cargas e descargas em embarcações do porto, na Alta Idade Média.
Acredita-se que os primeiros guindastes móveis (de torre) existentes foram idealizados e construídos por Leonardo Da Vinci.
Com a chegada da Revolução Industrial, houve uma revolução também nos materiais que eles eram produzidos, passando a ser feitos de ferro fundido e aço. Vale lembrar que é nessa parte da história que a mão de obra humana foi substituída, em peso, por máquinas.
Em 1850 foi criado o primeiro guindaste a vapor. Daí em diante, os guindaste continuam a ganhar – e construir – o mundo!
Plano de Rigging é um projeto de engenharia para dimensionamento e seleção de equipamentos, acessórios e dispositivos de movimentação de carga, fundamental para garantir a melhor solução técnica com eficiência operacional.
A palavra rigging, do inglês significa AMARRAÇÃO, este termo totalmente traduzido para o português seria plano de amarração, mas devido a erros de tradução e interpretação esta nomenclatura utilizamos o termo PLANO DE RIGGING como a definição de PROJETO DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGA, onde este projeto na literatura NORTE AMERICANA e chamada de critical lift plan, que é exatamente o que definimos no Brasil como PLANO DE RIGGING.
Todas as operações de içamento de cargas com uso de guindastes, gruas e demais equipamentos de guindar, apresentam risco de acidentes de trabalho envolvendo máquinas e equipamentos, devem ser planejados e realizados em conformidade com os procedimentos de trabalho e segurança, conforme descrito no item 12.132 da norma regulamentadora de número 12 (NR12).
Os planejamentos das operações de movimentação de carga, devem ser realizados de modo criterioso, com todos as informações de engenharia e gestão de processos, alinhada ao conhecimento técnico e operacional dos profissionais envolvidos.
O projeto de movimentação de cargas (plano de rigging) deve conter informações suficientes para identificar o local e características do projeto, com a identificação da carga a ser movimentada, selecionar e dimensionar os acessórios e dispositivos de aparelhamento para amarração, compondo uma carga bruta de içamento. O tipo e modelo do equipamento de guindar, é uma informação importante a ser considerada no projeto, juntamente com configuração de trabalho do equipamento de guindar, que deve ser indicada no projeto. As informações de configuração influenciam diretamente na identificação da tabela de carga do equipamento, onde temos a capacidade de içamento do equipamento de guindar, que deve ser superior a carga bruta. O posicionamento do guindaste através de coordenadas topográficas, e direção com orientação de movimento a ser executada, faz parte do projeto de movimentação de cargas, bem como identificação de interferências físicas, áreas, subterrâneas, elétricas e térmicas. O projeto de movimentação de cargas deve constar também as reações de força que equipamento de guindar irá proporcionar sobre o solo, e as condições limitantes de velocidade do vento.
Estas informações têm o objetivo de identificar com antecedência e inteligência os recursos a serem utilizados na movimentação de carga, para contratação e planejamento, eliminando o desperdício de tempo com a garantia do melhor de custo-benefício.
Com o projeto de movimentação de cargas (plano de rigging), podemos identificar também os riscos e perigos envolvidos em uma atividade, podendo ser implementado programas de controles de contingência e mitigação de riscos.
O PROJETO DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS (PLANO DE RIGGING) NÃO É UM DOCUMENTO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, e sim um documento de engenharia, a segurança integrada neste projeto tem total relação com fatores de segurança e utilização, conforme normas técnicas Brasileiras da ABNT e/ou normas internacionais como a ASME e EN, atrelado a boas práticas de engenharia.
Todo o projeto de movimentação de cargas (plano de rigging), deve ser acompanhado com a emissão de uma ART (Anotação de Responsabilidade técnica) junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia)
Os equipamentos mais utilizados em obras não estão nesta lista por acaso.
Sabemos que cada obra tem suas particularidades, mas todas têm uma coisa em comum: é através da utilização desses equipamentos que sua obra andará mais rápido e com segurança.
Estes equipamentos para obras podem ser alugados de uma maneira bastante simples, facilitando burocracias desnecessárias e custosas.
Certifique-se de alugar seu equipamento em uma empresa confiável já que é necessário que haja uma equipe treinada para operar os equipamentos com assertividade e segurança.
Empilhadeiras
Este tipo de equipamento é excelente para manipulação e transporte de materiais pesados de um ponto a outro da sua obra, poupando o operário de esforço físico exagerado.
Caminhão Basculante
Os caminhões basculantes normalmente são usados em obras de terraplanagem, escavação e demolição, sendo responsáveis por fazer o transporte de resíduos através do solo, por distâncias maiores.
Escavadeira
Há dois tipos de escavadeiras, as de roda ou esteira.
A essa altura já é bem óbvio, mas elas são utilizadas para:
- fazer escavações no solo
- corte de material
- carregar equipamentos maiores que precisam ser transportado
Este é um equipamento utilizado em todo o tipo de obra, das pequenas às maiores.
Pá Carregadeira
Este equipamento, possui uma grande pá dianteira, podendo realizar serviços de:
- nivelamento do terreno
- transporte de materiais
- fazer a supressão vegetal
- carregar os caminhões com o material que necessita ser transportado por maiores distâncias.
Retroescavadeira
Agora que você já conhece a escavadeira, podemos dizer que a Retroescavadeira é uma mistura entre uma Pá carregadeira e uma Escavadeira.
Na parte da frente deste equipamento existe uma pá carregadeira, ela possui uma lança e uma caçamba semelhante ao de uma escavadeira.
Apesar de uma capacidade menor da escavadeira, a retroescavadeira pode trazer grandes versatilidades para a sua obra.
Rolo liso
Este equipamento é utilizado em uma etapa fundamental do processo de terraplanagem, na compactação do solo. Existem diferentes tipos de rolos, mas todos bastante úteis para o andamento de uma obra.
Andaime
O andaime ajuda com a suspensão e deslocamento do operário e de materiais em lugares elevados. Como por exemplo, para realizar atividades em locais como paredes e janelas.
Precisando alugar um destes equipamentos?
Caso precise de ajuda na hora de escolher seu equipamento, você pode entrar em contato conosco!
Buscamos ser uma empresa de excelência no mercado brasileiro de movimentação de cargas, a preferência dos clientes, reconhecida pelo seu comprometimento social e ambiental, segurança do trabalho e qualidade de vida aos colaboradores.
Ao locar um guindaste, o cliente espera por precisão, praticidade, segurança e agilidade uma vez que esses equipamentos são utilizados para movimentação e levantamento de cargas, equipamentos ou peças de um local a outro.
Os guindastes são responsáveis por levantar, movimentar horizontalmente e transportar as cargas, suportando toneladas. Por conta da sua versatilidade em realizar diferentes movimentos, costuma ser alugado para diversos tipos de projeto e também possui um modelo ideal para cada um deles.
Vantagens:
Fica extremamente claro que ao usar equipamentos desse porte é preciso alugá-los através de uma empresa confiável que com experiência no mercado. Afinal, eles podem causar grandes estragos se não forem utilizados por uma mão de obra qualificada ou se não estiverem funcionando corretamente.
Geralmente estes equipamentos são utilizados, em grande parte, por profissionais que buscam fazer com que sua obra ou serviço ande de forma mais rápida e segura.
No entanto, essas são somente algumas vantagens mais gerais de se locar um guindaste e que irá agradar ao cliente final. Mas e para você, engenheiro, quais são as vantagens?
Citaremos algumas delas abaixo.
- Agilidade no desenvolvimento da obra
- Mais segurança para os trabalhadores
- Maior produtividade
- Precisão na execução das atividades
- Redução da contratação de mão de obra
- Redução de custo do projeto
- Facilidade de contratação
- Fácil negociação de prazos